quinta-feira, 18 de outubro de 2012









Meio Ambiente e Saúde Pública: uma relação dependente 

Trabalhar e estudar a área de meio ambiente é lidar com uma questão de qualidade de vida, e não apenas com a luta pela conservação da área verde ou por uma espécie animal em extinção, mesmo sabendo que tudo isso também é muito importante. A qualidade do ambiente está diretamente ligada à saúde humana e animal logo, o estudo do meio ambiente também é uma questão de saúde pública.


A Saúde Pública engloba várias subáreas de conhecimento e prática que conferem uma importante diversidade. George Rosen, especialista em saúde pública, mostra uma importante inter-relação existente entre todas as subáreas envolvidas: “através da história humana, os principais problemas de saúde enfrentados pelos homens têm tido relação com a vida em comunidade, por exemplo, o controle de doenças transmissíveis, o controle e a melhoria do ambiente físico (saneamento), a provisão de água e alimentos em boa qualidade e em quantidade, a provisão de cuidados médicos, e o atendimento dos incapacitados e destituídos. A ênfase relativa colocada em cada um desses problemas tem variado de tempo a outro, mas eles estão todos inter-relacionados, e deles se originou a saúde pública como a conhecemos hoje” (Rosen, 1958).

A área que trata da inter-relação entre saúde e meio ambiente foi denominada de Saúde Ambiental. Segundo definição estabelecida pela OMS: “Saúde Ambiental é o campo de atuação da saúde pública que se ocupa das formas de vida, das substâncias e das condições em torno do ser humano, que podem exercer alguma influência sobre a sua saúde e o seu bem-estar” (Brasil-MS, 1999).

 
A Saúde Ambiental é, portanto, um vasto campo de estudo envolvendo profissionais de diversas formações acadêmicas e técnicas, tanto das áreas biológicas quanto das ciências da natureza e das ciências exatas.

As pesquisas em Saúde Ambiental têm buscado subsidiar políticas, programas e ações que visem garantir maior justiça ambiental e uma sadia qualidade de vida, direito inalienável do ser humano, apesar das dificuldades, por exigir transformações nos próprios homens.

Várias são as doenças estudadas no ramo da saúde pública, ou saúde ambiental, estas serão listadas e detalhadas em textos posteriores. Para ficarem um pouco mais por dentro do assunto os convindo a visitarem o site: http://www.altoastral.org.br/pdf/revista-altoastral-1.pdf e verem um Guia Educacional de Saúde Pública e Meio Ambiente, onde já poderão saber quais as principais doenças (e seus vetores) ocorrentes no Brasil e estudadas através deste ramo de pesquisa, e poderão ver medidas para combater os vetores das respectivas doenças.


Escrito por: Danielle C. T. Varjal de Melo (danivarjal@gmail.com)
Graduanda em Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais
Estagiária do Departamento de Entomologia do CPqAM/FIOCRUZ- PE

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de saúde ambiental para o setor saúde. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde,1999.
ROSEN, G. A history of public health. New York: MD Publications, 1958. 551p.

                                                     

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...