quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pesquisadores comprovam que as árvores são fundamentais para a saúde dos moradores de cidades como São Paul


 

Formato WindowsMedia
Durante o plantio compensatório, os técnicos da Secretaria Municipal do Verde de São Paulo fazem o acompanhamento e, ao término dele, vão a campo conferir árvore por árvore plantada. Caso haja problemas com os exemplares plantados, o interessado é obrigado a fazer a reposição, e ainda responde por sua integridade em prazo variável de seis meses a dois anos, dependendo do porte da árvore.
As árvores prestam serviços ambientais.Dão frutos,atraem os pássaros , fazem sombra, filtram o ar e equilibram a temperatura.Difícil imaginar a cidade sem as árvores:
 
Entrevista com Ricardo Cardim-ambientalista:
 
"Ela recicla o ar, eliminando os gases nocivos, vai segurar poeira nas suas folhas, então a gente não vai respirar essa fuligem que é uma causa de morte em São Paulo muito importante.Ela vai segurar os barulhos melhorando o sono das pessoas. 
 
Diminui a temperatura local.Tem pesquisas que mostram uma diferença de até doze graus entre um bairro bem arborizado e um sem árvores , no mesmo horário na cidade de São Paulo.
 
Autor do blog árvores de São Paulo, o ambientalista Ricardo Cardim recebe animado o resultado de uma pesquisa feita pela Universidade de Kent, na Inglaterra. O estudo revela que uma cidade média- bem arborizada- pode até neutralizar as emissões de carbono na atmosfera. Segundo os pesquisadores ingleses, a vegetação urbana pode armazenar dez vezes mais a quantidade de dióxido de carbono, do que se estimava.
 
Entrevista com Ricardo Cardim-ambientalista:
 
"Essa pesquisa vem a confirmar o que nós já sabíamos, que as nossas cidades precisam ter mais quantidade de árvores em jardins para que a população tenha melhor saúde.Quanto maior o tamanho da árvore, maior a retenção de gás carbônico.Maior também a transformação dos gases nocivos. A copa é responsável por noventa porcento dos serviços ambientais prestados pela árvore."
 
Mesmo com a lei de compensação que obriga quem corta árvores em São Paulo, plantar novas mudas,Ricardo Cardim se diz preocupado com a velocidade com que a paisagem se transforma:
 
Entrevista com Ricardo Cardim-ambientalista:
"Infelizmente ainda se cortam muitas árvores em São Paulo autorizadas e não autorizadas. A questão é a especulação imobiliária e também espaço para carros.A gente está transformando quintais,clubes, escolas em condomínios verticalizados e com isso grande parte dessas árvores são removidas, mesmo que compensadas, a gente vai perdendo cada vez mais esse verde adulto, esse verde grande que traz benefícios ambientais.A gente pode voltar para o velho índice da Organização Mundial da saúde que determina doze metros quadrados por habitante de área verde.Então,doze metros qudrados é só você imaginar uma árvore média tem doze metros quadrados de copa no mínimo.São pPulo tem três metros quadrados de área verde por habitante.O que aconteceu é que a cidade cresceu sempre privilegiando as construções e os carros e o verde tá sendo cada vez mais expulso da cidade."

Mais informações pelo site:
arvoresdesaopaulo.wordpress.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...