São Paulo - A Coca-Cola anunciou acordo de parceria com a Avantium, companhia de pesquisa da Holanda responsável pela tecnologia para produção de garrafas PEF 100% biológicas. As empresas acreditam que o desempenho e preço do biopoliéster poderão deixar o produto mais interessante que o PET, hoje mais utilizado, mas menos ecologicamente sustentável.
A parceria entre as duas empresas inclui a inauguração de uma fábrica-piloto da Avantium, que já foi aberta na Holanda. A perspectiva é que novos acordos sejam fechados com empresas diferentes para produção e o aprimoramento do poliéster não derivado de petróleo. De acordo com o planejamento da Avantium, eles pretendem iniciar a produção comercial do PEF em 2015 ou 2016.
O novo tipo de garrafa pode ser derivado de qualquer matéria-prima de biomassa contendo carboidratos, como cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, vegetais e grãos. A tecnologia desenvolvida permite que esses produtos sejam convertidos em uma ampla variedade de bioplásticos, que seriam uma alternativa viável e totalmente reciclável para o PET derivado de petróleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário